Sertânia realiza fase municipal do 12º Concurso Ler Bem

Na manhã desta quinta-feira (09/06) a Prefeitura de Sertânia, por meio da Secretaria de Educação, realizou a etapa municipal do 12º Concurso Ler Bem, uma iniciativa da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA). A competição ocorreu entre alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
O evento foi realizado na Sala de Formação Paulo Freire, que fica na Escola Isaura Xavier dos Santos e contou com a presença do prefeito Ângelo Ferreira, Secretária de Educação Simoni Laet, além dos pais dos alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores.
Todos os participantes haviam passado antes por um processo interno dentro de suas escolas e nesta fase municipal cada aluno realizou a leitura de um texto e foram observadas pela banca avaliadora critérios como: espontaneidade, entonação de voz e pausas necessárias pedidas pela pontuação.
Foi selecionada em 1º lugar a aluna Alice Pinheiro dos Santos, da Escola Coronel Ernani Gomes, do distrito de Rio da Barra, que além de representar Sertânia na etapa regional do concurso, no dia 2 de agosto, irá receber também um tablet.
O 2º Lugar ficou com Thauanny Theys Freire de Melo, da Escola José Sérgio Veras, do povoado Cruzeiro do Nordeste e o 3º Lugar com Gabriel Bibiu de Lima, da Escola Constância Rodrigues, na sede. Ao todo participaram estudantes de 15 escolas da rede municipal, tanto da zona urbana, quanto rural.
O Concurso Ler Bem, criado em 2011, tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura e com isso formar jovens leitores.  A iniciativa acontece em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e possui a adesão de mais de 100 cidades pernambucanas, envolvendo cerca de 110 mil estudantes. O concurso é dividido em fase municipal, regional e estadual.
Em Sertânia, a coordenação é das professoras Adeilma Soares e Vanderly Almeida.