Prefeitura de Sertânia dá início à campanha contra Poliomielite e Multivacinação

Por - em

A Prefeitura de Sertânia deu início nesta segunda-feira (08/08) à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. A imunização contra a pólio é para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Já a da multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), que devem atualizar sua caderneta.  A campanha segue até o dia 9 de setembro e o Dia D está previsto para 20 de agosto.

As doses das vacinas estão sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde da Família e no Centro de Saúde da Mulher e da Criança, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 14h às 17h.  Os pais ou responsáveis legais devem levar a criança ou adolescente portando a Caderneta de Vacinação. Os técnicos irão analisar as doses que faltam ser aplicadas. 

“É fundamental que os pais ou responsáveis levem esse público até os postos de saúde para receber as vacinas, que são seguras e oferecidas gratuitamente pelo SUS. Contamos com o apoio da população para melhorar a cobertura vacinal tanto da pólio, quanto de outras vacinas. Estar com a situação vacinal em dia aumenta a proteção contra diversas doenças. E vale pontuar que essas doses são disponibilizadas durante todo o ano, mas a Campanha vem para reforçar a importância da vacinação de rotina”, disse a coordenadora do PNI em Sertânia, Mayani Ferreira. 

Vacinação contra a poliomielite 

1 a 4 anos: todos devem receber a vacina oral, mesmo que já tenham recebido a gotinha

Menores de 1 ano: somente crianças com a vacina injetável em atraso (menores de 1 ano não fazem vacina oral)

Multivacinação 

É para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias), que devem atualizar sua caderneta de vacinação.  

As vacinas disponíveis na campanha são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Difteria e Tétano (dT) e Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa).