Governo Municipal convida para curso de Astronomia

A gestão do Governo Municipal de Sertânia convida estudantes e membros da comunidade para o curso de Introdução à Astronomia, promovido pelo Núcleo de Extensão e Cultura das Regiões do Moxotó, Ipanema e Pajeú – NEMIP, entre os dias 07 a 11 de agosto. O treinamento oferece um vasto conhecimento sobre o cosmos, desde os conceitos gerais da Astronomia até a navegação astronômica e o uso de equipamentos especializados.

No final do curso, os participantes serão capazes de identificar os astros e principais constelações, navegar com a ajuda da astronomia, conhecer e usar equipamentos astronômicos, além de montar suas próprias experiências astronômicas.

Além disso, será possível utilizar aplicativos para reconhecimento do céu estrelado, entender como eram feitas as navegações no passado e replicar a experiência de Erastóstenes em Pernambuco. O curso é voltado para estudantes da Rede Municipal de Ensino e jovens da comunidade com idade a partir dos 14 anos. Serão duas turmas com aulas tanto teóricas quanto práticas, cada uma com duração de 20h, nos turnos da tarde e noite.

Os temas que serão abordados incluem história da astronomia, conceitos gerais do cosmos, uso do software stellarium, determinação da posição na Terra através de latitude e longitude, observações astronômicas com Teodolito e telescópio, entre outros.

As inscrições podem ser feitas no site da prefeitura.