Pacto pela Alfabetização na Idade Certa tem início em Sertânia

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) teve início, em Sertânia, na última sexta-feira (17), no auditório da Escola Técnica Estadual Arlindo Ferreira dos Santos, com a realização do Seminário PNAIC 2017. O evento contou com a presença de 130 professores, que participarão das formações, e 06 formadores locais. Também estiveram presentes no evento a professora Tácia Lucíola, coordenadora local, a professora Kelly Fernanda, coordenadora regional do PNAIC, que ministrou a palestra com o tema “Desafio de Ser um Professor Alfabetizador”, e o secretário de Educação, Júlio César Albuquerque.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Em Sertânia, serão atendidos aproximadamente 2 mil alunos da rede municipal de ensino, alunos da Educação Infantil, Ciclo de Alfabetização (1°, 2°, e 3° anos) e Articuladores do Novo Mais Educação.

Além de trabalhar a Alfabetização na Idade Certa, o Pacto prevê a melhoria da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental, bem como a inclusão da Educação Infantil e o Programa Novo Mais Educação. A principal inovação no programa em 2017 refere-se a um direcionamento maior na intencionalidade pedagógica das formações e da atuação dos formadores, articulada a um modelo de fortalecimento da capacidade institucional local.